CUIDADOS COM A REDE DE ESGOTO

04/03/2017 16:32
Como já é de conhecimento da População de Tombos estamos prestes a começarmos a tratar nosso esgoto, visto que as obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto de Tombos) já está bem adiantada. Como ilustra a foto abaixo:

Em breve iremos iniciar a fase de testes e ligações das redes coletoras da cidade, sendo assim a partir de agora é muito importante termos CUIDADOS redobrado com nosso esgoto.  Manter a rede de esgoto em bom funcionamento depende muito de todos nós. Com pequenas medidas é possível manter a rede de esgoto sem problemas. Confira a seguir:

Não jogue papel higiênico, absorvente íntimo, fralda, ponta de cigarro, preservativo, lâmina de barbear ou lixo de qualquer espécie no vaso sanitário. Não jogue pó de café, restos de comida, cascas de frutas, legumes, óleo ou qualquer outro tipo de detrito na pia da cozinha.
Os ralos que recebem água da chuva não podem ser conectados à rede de esgoto. Corre-se o risco do esgoto voltar pelos ralos para dentro das casas.


VOCÊ SABE COMO VAI FUNCIONA A REDE DE ESGOTO?

Ao lavar louças, ligar o chuveiro, dar descarga, lavar a roupa, inicia-se o processo de formação do esgoto.

O SAAE coleta o esgoto nas residências como já era antes, e irá fazer o transporte dele através da rede coletora e levá-lo até a estação de tratamento que está em construção. Somente depois de tratado o efluente é lançado no rio carangola, sem prejuízo ao meio ambiente.

Fique Ligado! Pois durante esse processo qualquer objeto diferente ao esgoto sanitário, como já citado, pode gerar muitos transtornos a você e sua família.


Renan Areal Barros