Aqui você tem dicas e bons conselhos para usar a água de forma racional e evitar o desperdício. A água é um bem precioso e não renovável que pode faltar na cidade, no Estado, no país, no continente e no mundo. Não vamos deixar acabar.

.

Como limpar a sua caixa d'água

De pouco adianta o SAAE ter todo o cuidado com a qualidade da água se ela for mal armazenada em sua casa.
 
Caixas d’água sem tampa atraem mosquitos da dengue e pequenos animais que podem morrer afogados, contaminando a água que será consumida por sua família.
 
O ideal é que a cada 6 meses, sua caixa seja corretamente lavada. Siga os passos abaixo para deixá-la bem limpa.
 
Clique aqui e confira as estapas de limpeza de sua caixa d'água.

Esgoto não tratado

O que acontece quando o esgoto não tratado é lançado na natureza:

 

- Os rios ficam todos poluídos e ninguém pode aproveitar a água para beber, cozinhar ou nadar.

- Os peixes e todos os animais que bebem a água dos rios podem morrer.

- A sujeira provoca enchentes cada vez que chove mais forte, inundando ruas, casas e pastagens.

- O cheiro ruim e as bactérias que fazem mal à saúde tomam conta de vários lugares, formando áreas de risco para a população.
 

.

Dez dicas para economizar água

1. Banho rápido
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

2. Escovando os dentes e fazendo a barba
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes e faz a barba, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

3. Torneira fechada
Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

4. Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

5. Lavando louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.

6. Lavando o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

7. Mangueira, vassoura e balde
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

8. Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

9. Aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

10. Pressão política
Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!